
sobre
NOTA: todo o site, que contém material biográfico sobre as personalidades de Jerônimo de Castro Abreu Magalhães e Zélia Pedreira Magalhães, não pretende de forma alguma antecipar os juízos da Santa Igreja sobre o referido casal. Os termos empregados de "heróis da fé", "santo casal" e congêneres não pretendem exceder os limites de juízo estabelecidos pela Santa Igreja.
*
DEDICAMOS as atividades editoriais que encetamos há mais de dez anos integralmente à propagação de nossa santa Fé católica e neste percurso tivemos a graça de levar a prelo a biografia e os escritos de grandes heróis do catolicismo, dentre os quais convém destacar D. Vital Maria (ao qual tivemos a graça de republicar, em brochura, pela primeira vez após mais de um século, sua obra "A Maçonaria e os Jesuítas"), São Tarcísio, São Domingos Sávio, D. Antônio de Macedo Costa, São Pio X, Madre Francisca de Jesus e, no ano de 2014, Irmã Maria do Santíssimo Sacramento (ou Zélia Magalhães).
Convém declarar que até as primícias do ano de 2024 nunca havíamos sequer ouvido falar deste santo casal e apenas por uma sequência feliz de eventos, encadeados de forma extraordinária, tivemos contato com a história da Fazenda de Santa Fé e da notável família que lá habitou no século XIX. Já em visita, ao tomarmos conhecimento com o atual proprietário da fazenda sobre a existência de uma fotocópia de uma sua obra, depois intitulada O Lírio de Santa Cruz, fizemos in loco a digitalização a fim de verificarmos eventual viabilidade para a publicação.
Feita a leitura dos originais, tivemos a surpresa, que mais tarde se repetirá com inúmeros leitores por todo o Brasil: como seria possível uma família de tamanha envergadura ser tão pouco conhecida e reverenciada no Brasil, ao ponto de suas obras estarem fora de circulação há décadas e pouco se saber sobre eles fora do eixo Rio-São Paulo?
Tomamos a decisão não apenas de buscar todo o material editorial disponível para ser novamente publicado, mas também iniciar um levantamento histórico, o mais abrangente possível, dando conta de minúcias das famílias de Jerônimo Magalhães e Zélia Pedreira.
Este site, portanto, colige o material de pesquisa e algo mais do que foi reunido como extensão na pesquisa sobre a história da Fazenda de Santa Fé e de Jerônimo e Zélia Magalhães. E diante da riqueza deste mesmo material, de sua importância histórica e, sobretudo, da carência de dados organizados na internet sobre a família Pedreira Magalhães, achamos por bem criar um espaço reservado, propício aos devotos do casal, a fim de que conheçam tão singular nota hagiográfica de nosso patrimônio espiritual.
Pela simples razão de que os dados obtidos são frutos da pesquisa editorial imiscuída no trabalho de publicação, há um caráter randômico na sequência de publicação de notas e imagens, ainda incompletas. O tempo que separa a atualidade da época em que o casal viveu, as dificuldades de acesso a arquivos, os afazeres internos da editora, tudo concorre para fazer o labor demorar. Desta forma, este trabalho será realizado a longo prazo e até lá muitas lacunas ainda ficarão aparentes no site.
Como préstimo pela graça de poder fazer ser conhecida novamente sua história, permitimos que todo e qualquer material aqui disponibilizado possa ser livremente utilizado, desde que este site seja referenciado (e isso, apenas, para tornar ainda mais conhecidas as virtudes deste santo casal).
